quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Para que serve o conhecimento?


Por Hellen Ribon*

Para quem não sabe, falar sobre o tema "conhecimento" é apenas um dos objetos de investigação da filosofia, embora ela não seja uma ciência. Quem não compreende o que significa a filosofia, dificilmente compreende o pensamento filosófico...e olha que encontramos muitos preconceitos sobre o pensamento filosófico! Será por ignorância ou não?

Para que serve o conhecimento?

Nos dias de hoje, em especial por estarmos inseridos num sistema tão grandioso que é o capitalismo, estamos acostumados (adestrados, treinados) A "MOLDAR" nossos pensamentos sobre os mais diversos assuntos. Isto ocorre desenfreadamente quando nos limitamos ao saber repassado pela mídia e, por incrível que parece pela escola, pela universidade, entre outras instituições.

É interessante notar como muitas pessoas, principalmente aqueles que se dizem "esclarecidas", "donos da razão", não conseguem despertar dos padrões de comportamento e pensamento produzidos em série (isso!!!como um objeto qualquer que compramos em um supermercado!).

Também é admirável mais ainda como muitas pessoas que se julgam cultas não conseguem articular as ideias que aprendem nas instituições de ensino aliado à experiência de vida delas.
Agora cito uma frase que li: "o conhecimento que os leva não além de si é pior que a ignorância, isto é, o conhecimento que não nos leva além de nós mesmos, nos torna elitistas, distantes e desconectados..."

Muitos absorvem conhecimentos e apenas reproduzem o que foi repassado em sala de aula, não levando a sério ou não conseguindo absorver uma "compreensão" daquilo que se aprende e se vê no dia a dia.

Creio que educar um jovem não seria apenas repetir ideias e fazê-lo reproduzir para o resto da vida, porém fazê-lo "pensar" de modo profundo e rigoroso sobre os questionamentos da sua realidade.

Será que as pessoas que estão em busca, correm atrás do conhecimento , isto é, do diferente modo de pensar que se distancie do padrão de pensamento exposto acima devem guardar o que compreendem para si mesmas? Não devem defender suas ideias, não podem ter senso crítico porque as outras pessoas que não compreendem o seu modo de pensar e muitos menos compreendem o próprio conhecimento se sentem ofendidas? Se assim for, então para que serve o conhecimento?

* Hellen Ribon é professora do Ensino Médio da rede particular em Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;